Creme noturno: Aprenda escolher o melhor para sua pele

Nada melhor que chegar em casa depois de um dia cansativo, remover toda a maquiagem e poeira que se acumularam na pele durante o dia e relaxar. Melhor ainda é aplicar um creme noturno macio e refrescante para acalma a pele irritada e cansada, não é mesmo?

Enquanto você dorme, esses cremes noturnos trabalham para cuidar da sua aparência, aliviando o cansaço da pele e salvando-a de imperfeições. 

mulher passando creme noturno

Mas afinal, você sabe qual é o melhor creme noturno para incluir em sua rotina?  

Muita gente acredita que os cremes noturnos são iguais aos cremes normais, utilizados no dia a dia. Mas esse simples erro pode comprometer a aparência e também a saúde de sua pele. Isso porque ao aplicar o creme errado antes de dormir, você corre o risco de acordar com inchaço e novas rugas.

O mecanismo de ação dos cremes noturnos devem ter os seguintes efeitos:

  • Nutrir;
  • Hidratar;
  • Reduzir as rugas, através do aumentando da quantidade de elastina e fibras de colágeno;
  • Restaurar as forças gastas no dia, descanso completo, relaxamento;
  • Renovar as células
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Formação de novas células.

Como resultado de todos esses processos, um creme noturno para pele irá evitar o envelhecimento precoce da pele e proporcionar um descanso completo após um dia cansativo e estressado. Sem ele, você pode acordar de manhã e sua pele estar cansada,  como se não tivesse dormido. 

Mas não se esqueça, que para acordar com uma pele incrível também é importante ter 8 horas de sono todas as noites. Isso porque o efeito mais eficaz do creme noturno ocorre entre 2 e 5 horas. É nesse intervalo de tempo que o sangue é derramado intensamente na derme. Com isso, a produção de colágeno é ativada e a respiração celular é restaurada.

Como escolher o creme noturno certo para sua pele?

Você precisa saber como escolher um creme noturno para o rosto. Isso é essencial para ter bons resultados em sua rotina noturna de cuidados com a pele. Portanto, ao escolher o creme desejado, examine cuidadosamente o pacote, leia o que diz e fique à vontade para fazer perguntas ao vendedor. 

Melhor ainda, se você começou fazer a pesquisa no melhor creme noturno em casa. Assim temos algumas dicas para te ajudar: 

  • Para começar, confira as classificações e críticas de cremes noturnos de diferentes fabricantes. Escolha 4 ou 5 cremes noturnos e veja tudooo sobre eles. 
  • Eles devem corresponder à sua idade. Se o creme é para uma mulher de 50 anos é improvável que os ativo e o rejuvenescimento intenso sejam adequados para uma mulher de 20 anos, por exemplo. 
  • Escolha o creme noturno para o seu tipo de pele: seca, oleosa, mista ou normal.
  • Na embalagem, deve-se dizer que é um creme para a noite, não um dia para o dia e muito menos um creme universal.
  • Se você estiver usando ativamente um creme para o dia, é recomendável escolher a noite da mesma linha de cosméticos. Pois na maioria das vezes a ação desses cremes se completam. 
  • Os frascos não são a melhor embalagem para o creme noturno. O melhor creme noturno para o rosto está contido em tubos com pontas dosadoras. Isso porque eles têm menos germes.
  • Verifique se a empresa pode te enviar um amostra desse creme. Isso será decisivo para saber se o creme dará alguma reação alérgica e também se o cheiro ou a textura serão agradáveis para você.

Vale ressaltar que alguns ativos encontrados em cremes noturnos funcionam como verdadeiros remédios para a pele. Um bom exemplo é o retinol e o ácido glicólico. Usados a noite estes ativos promovem uma super renovação celular, estimulando a produção de colágeno e elastina na pele. Além disso, esses ativos também são capazes de eliminar as manchas e outros sinais do envelhecimento precoce da pele. 

Depois de decidir qual creme noturno escolher, você deve aprender como aplicá-lo adequadamente em sua pele para obter a máxima eficácia. 

Aplicação correta do creme noturno 

Primeiro, estude as recomendações de como aplicar o creme noturno no rosto: em que linhas, a que horas, dosagem, frequência e curso de aplicação. Isso porque, se você ignorar essas dicas acumuladas ao longo dos anos, além de não sentir o efeito do creme escolhido, também prejudicar sua própria pele. Portanto, seja extremamente cuidadoso.

mulher sentindo os beneficios do creme noturno

  • Quando posso começar a aplicar o creme noturno? Alguns cosméticos incluem em sua linha, projetada para peles muito jovens, de 20 a 25 anos. Mas se nessa idade não houver uma necessidade específica de usar esses cremes, depois dos 30 anos você precisará pensar seriamente em manter sua pele hidratada e tratada também durante a noite.
  • É necessário aplicar o creme noturno aproximadamente 40 a 60 minutos antes da hora de dormir. Isso é essencial para que a consistência tenha tempo de penetrar nas camadas profundas da derme.
  • Primeira lavagem, limpe o rosto de cosméticos diários, maquiagem e sujeiras que se acumularam durante o dia.
  • Em seguida, aplique uma camada fina e limpa de creme ao longo das linhas de massagem. Mas  lembre-se que não é necessário esfregar.
  • Agora você pode relaxar e não perturbar os músculos com expressões faciais desnecessárias. Um mínimo de emoção neste momento será uma garantia da eficácia do creme noturno.
  • Após meia hora, limpe o rosto com uma toalha de papel para garantir que não haja vestígios de creme na pele. Isso garante que o creme noturno foi completamente absorvido e que já começou a agir.
  • Isso deve ser feito diariamente.
  • Após alguns meses, recomenda-se que o creme noturno seja trocado. Assim, sua pele não acostumará com a mesma composição, caso contrário, ela simplesmente deixará de responder aos estímulos do creme.

A arte de usar cremes noturnos não requer nenhuma habilidade especial. No entanto, todas essas recomendações devem ser seguidas com precisão. 

Mas se você tem medo de armazenar cosméticos por causa de sua composição química, não significa que você precisa deixar de usá-los. É possível fazer seu próprio creme noturno em casa utilizando ingredientes naturais. 

Leia também: Como escolher cosméticos para o seu tipo de pele

Receitas caseiras

As receitas caseiras de creme noturno geralmente contêm uma indicação de que tipo de pele se destina. Portanto, preste atenção especial a isso.

  • Para pele oleosa

Misture iogurte natural (3 colheres de sopa), 1 ovo, creme com pouca gordura (1 colher de sopa), vinagre de maçã (meia colher de sopa) e suco de tomate (1 colher de sopa). Bata no liquidificador. Deixe esfriar na geladeira. 

O creme caseiro para pele oleosa dará a sua pele um aspecto saudável e bonito. Além disso, com o uso regular  da máscara você poderá esquecer manchas escuras e brilho oleoso.

  • Para pele mista

Bata 2 gemas de ovo com suco de cenoura (2 colheres de sopa), cera de abelha derretida com antecedência (1 colher de chá) e óleo vegetal (mesma quantidade).

Este creme noturno nutritivo para o rosto é bem utilizado durante a deficiência de vitaminas na pele, que deixa a pele pálida e com e descamação.

  • Para pele seca

Misture o suco de morango (100 ml) com manteiga pré-derretida (1 colher de chá) e flocos de aveia triturados (mesma quantidade). Bata com uma batedeira. Deixe esfriar até engrossar. 

O resultado é um ótimo creme para o rosto hidratante noturno que salvará a pele seca da secura e descamação.

  • Para pele madura

Misture em quantidades iguais mel (pré-derretido) e leite. Bata no liquidificador. Leve à geladeira até engrossar. Este creme para o rosto anti-envelhecimento noturno é fácil de preparar, evita o aparecimento de rugas e outras alterações cutâneas relacionadas à idade.

Mas lembre-se que nem sempre o creme caseiro justifica o dinheiro e a energia gastos. Isso porque devido à naturalidade de sua composição eles podem causar alergias em algumas pessoas.  

Portanto, em alguns casos, você ainda precisa recorrer a marcas conhecidas que produzem cosméticos modernos em busca de uma pele saudável. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *