Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

EFEITOS DO TREINAMENTO MUSCULAR VENTILATÓRIO SOBRE A FUNÇÃO HEMODINÂMICA E O DANO EM DNA NO MÚSCULO DIAFRAGMA DE RATOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Rodrigo B. Jaenisch, Giuseppe P. Stefani, Camila Durante, Chalyne Chechi, Vítor S. Hentschke, Douglas Dalcin Rossato, Cláudia R. Rhoden, Pedro DaL Lago
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Introdução: O treinamento muscular ventilatório (TMV) promove a melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca (IC), entretanto os mecanismos fisiológicos associados aos seus efeitos permanecem pouco esclarecidos. Dessa forma, nós avaliamos os efeitos do TMV sobre a função hemodinâmica e o dano em DNA do diafragma de ratos com IC.

Métodos: Foi realizado um estudo experimental em ratos Wistar machos (240-290g). Para a indução da IC, foi realizada a ligadura da artéria coronária esquerda e, para o controle, foi realizada a cirurgia sham. Os animais foram randomizados nos seguintes grupos: grupo sham - sedentários (Sham-S; n=6); grupo sham com TMV (Sham-TMV; n=6); grupo IC - sedentários (IC-S; n=6) e grupo IC com TMV (IC-TMV; n=6). Os animais treinados foram submetidos à um protocolo de TMV (30min/dia, cinco dias/semana, durante seis semanas), enquanto os sedentários não realizaram o protocolo.

Análise estatística: Os dados foram comparados pelo teste da ANOVA de duas vias, seguida pelo post hoc de Tukey (α=5%).

Resultados: O TMV reduziu a congestão pulmonar (P<0,01) e a pressão diastólica do ventrículo esquerdo (P<0,001) em ratos com IC Além disso, o TMV em ratos com IC promoveu a diminuição do dano ao DNA, verificado pela redução do percentual de DNA na cauda (P<0,001), pelo momento da cauda (P<0,01) e momento da cauda de Olive (P<0,001).

 

Conclusões: O protocolo de TMV, com a duração de seis semanas, promoveu a melhora da função hemodinâmica e do dano em DNA no músculo diafragma de ratos com IC.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Operacional

Malu Losso

Organização Operacional Expositores

JA Eventos

Organização Científica

SD Eventos

Montadora Oficial

Estande Feiras e Congressos
Estrutural

Agência Web

Inteligência Web