Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Inclusão de óleo de canola, selênio e vitamina E na dieta de bovinos e efeitos no perfil lipídico, na qualidade da carne e na nutrição e saúde dos humanos.

Marcus Antonio Zanetti, Lisia Bertonha Correa, Arlindo Saran Netto, Silvia Maria Franciscato Cozzolino, José Aparecido da Cunha, Roberta Silva de Souza Santana
FZEA-USP - Pirassununga - SP - Brasil

  1. INTRODUÇÃO: A carne bovina contém nutrientes importantes para a alimentação e saúde humana, mas pela proporção de ácidos graxos saturados e pelo teor de colesterol é relacionada com o aumento do colesterol sanguíneo, doenças cardiovasculares e arteriosclerose.Comoa carne é importante na dieta para saúde humana, o presente trabalho quis demonstrar a possibilidade da sua utilização, através da manipulação da sua composição alterando a dieta animal.

2. MÉTODOS: O experimento com 48 bovinos Nelores foi realizado na FZEA USP em Pirassununga, SP, com as seguintes dietas: Controle; Antioxidante 2,5mg de Se e 500UI de vit. E/kg de ração; Óleo - 3% de óleo de canola/kg de ração e Óleo + Antioxidantes. Foram realizadas colheitas de sangue mensais dos animais para análises de glicose, colesterol total, triglicérides, Se e vit. E.  Ao final do experimento os animais foram abatidos e colhidas amostras de carne e fígado para análise de ácidos graxos, TBARS, GSH-Px, GSH/GSSG, vit. E e Se. A carne foi fornecida a 80 idosos de uma Casa de Repouso, durante três meses, três vezes por semana, na quantidade de 300g./dia. O sangue dos idosos foi amostrado nas semanas 0, 7 e 14, para análise de: colesterol total e frações, triglicérides, glicose, hemograma, Se e vit. E. Para análise estatística foi usado o Proc. Mixed do SAS.

3. RESULTADOS: Os animais suplementados com selênio tiveram uma redução no colesterol e aumento no Se sérico e na carne (P <0,05). Os animais que receberam óleo ganharam mais peso e apresentaram carne com maior proporção de ácidos graxos insaturados e maior quantidade de ômega 3. A carne com Se teve maior estabilidade oxidativa. A suplementação com Se aumentou a GSH-Px e a GSSG e diminuiu a GSH. Os humanos que consumiram a carne com Se e vit. E tiveram maior concentração sérica destes nutrientes e uma redução nos níveis de colesterol total.

4.CONCLUSÕES: A suplementação com Se  e vit. E na ração dos bovinos aumentou os níveis destes nutrientes no animal e diminuiu a oxidação lipídica. O óleo de canola aumentou a gordura insaturada e o ômega 3 na carne. A suplementação  com Se e vit. E diminuiu a GSH e aumentou a GSSG e reduziu o colesterol nos bovinos, possivelmente pela redução na HMG-Coa-redutase. Os humanos que consumiram carne enriquecida com Se e vit. E e com menos colesterol, apresentaram maiores niveis séricos destes nutrientes antioxidantes e apresentaram uma redução no colesterol sérico.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Operacional

Malu Losso

Organização Operacional Expositores

JA Eventos

Organização Científica

SD Eventos

Montadora Oficial

Estande Feiras e Congressos
Estrutural

Agência Web

Inteligência Web