A construção de um imóvel é um investimento que envolve custos. O material utilizado, a contratação de profissionais capacitados e a complexidade do projeto são alguns dos fatores que ajudam a definir o orçamento a ser gasto.
Por isso, saber quanto custa um projeto de arquitetura nem sempre é fácil, porém é fundamental para que a obra saia do papel e se torne realidade.
Hoje em dia, o mercado determina algumas maneiras para estipular os projetos de arquitetura. Sendo assim, o valor pode ser determinado por m², por horas de trabalho ou por uma porcentagem do total do projeto.
De uma maneira geral, o valor de um projeto de arquitetura tem a possibilidade de sofrer variações de porcentagem em relação ao custo total da construção.
Para a obtenção de um preço bem próximo da realidade, é interessante poder contar com a calculadora de projeto de arquitetura.
Nessa calculadora, é possível inserir as informações relacionadas ao projeto em questão, tendo a possibilidade de descobrir a quantia estimada.
Mas sempre é recomendado um bom profissional, para que você não tenha problemas na estrutura, desentupimentos ou problemas de vazamentos.
Os fatores que são determinantes para o preço dos projetos
O custo de um projeto de arquitetura recebe a influência de fatores distintos. Muitas pessoas nem sempre se lembram deles, mas os mais comuns são:
O fator local
A região onde a obra será construída tem influência no custo do projeto de arquitetura. Os Estados brasileiros apresentam um perfil diferenciado de preços.
A influência do padrão
No ano de 2006 foi estipulada uma lei que define o padrão dos projetos. Para isso, são levadas em conta questões como a quantidade de pavimentos, o acabamento e o número de dependências por unidade.
De acordo com os atuais parâmetros, um projeto pode ser considerado de padrão baixo, padrão normal e padrão alto. Essa divisão permite efetuar com mais facilidade o cálculo do CUB.
O CUB corresponde a Custo Unitário Básico, que possibilita determinar as áreas de cada padrão.
O grau de complexidade
Uma obra considerada simples normalmente será mais barata que uma obra mais complexa e que envolve mais material e mão-de- obra para a execução do serviço.
De acordo com os parâmetros de complexidade, um projeto pode ser considerado simples, em outros casos é colocado no nível de médio e, por fim, pode ser considerado um projeto de luxo.
A presença de um profissional de arquitetura
Contratar um arquiteto também é um elemento que influencia o custo da construção de um imóvel.
Caso o profissional seja experiente e tenha um bom portfólio de trabalhos reconhecidos em sua área, o projeto terá um valor mais elevado.
Até mesmo o acompanhamento e a presença do arquiteto também podem contribuir para elevar o preço do projeto.
Conclusão
Ao pensar no investimento de construir um imóvel, é fundamental conhecer os custos que você terá com esse projeto. Isso torna ainda mais importante o conhecimento dos fatores que influenciam no preço.
A calculadora de projeto de arquitetura, nesse caso, é uma importante ferramenta, projetada para estipular um preço mais aproximado da realidade. Vale a pena conhecer!