Por que comprar uma scooter elétrica? Saiba quais as principais vantagens de adquirir esse tipo de veículo sustentável, atualmente!
As scooters elétricas estão chegando mais cedo do que pensamos e os benefícios podem superar as desvantagens, como alto preço de compra, tempo de carregamento e autonomia da bateria.
Várias empresas especializadas em motocicletas elétricas e vários fabricantes tradicionais têm investido no mercado que está em constante crescimento ao redor do mundo. São diversos os modelos e versões disponibilizadas atualmente.
Apesar de serem iniciadas no mercado com valores altos, a tendência é que os preços de compra caiam rapidamente à medida que mais modelos de motos elétricas entrarem no mercado, além disso, a tecnologia resolverá problemas de alcance e tempos de carregamento. De fato, o alcance agora é de mais de 300 km e os tempos de carregamento são de em média duas horas para 80% da capacidade.
Será que vale a pena comprar scooter elétrica? Confira a seguir os benefícios desse tipo de veículo:
Por que comprar uma scooter elétrica?
A seguir, confira os principais benefícios de uma scooter elétrica e se vale a pena adquirir esse tipo de veículo:
Potência e torque
Mais importante para os pilotos, as motocicletas elétricas são rápidas. Os veículos elétricos detêm o recorde de subida de montanha de Pikes Peak para carros e motos. Um motor elétrico tem 100% de torque instantâneo, o que significa aceleração rápida.
A única desvantagem é que a entrega de potência é tão linear que não há sensação de “surto” que muitos pilotos experimentam em motores convencionais movidos a combustível.
Veículo amigo do Meio Ambiente
Claro, scooters elétricas não soltam fumaça e não usam combustível não renovável limitado.
Motocicletas e scooter elétrica são particularmente úteis em passeios urbanos porque não expelem fumaça no ar da cidade. No entanto, os benefícios ambientais dos veículos elétricos são uma faca de dois gumes.
Algumas pessoas argumentam que a construção de veículos elétricos consome mais recursos e outras alertam sobre o uso de eletricidade de uma fonte “suja” e não renovável.
No entanto, os métodos de produção estão melhorando, as baterias estão se tornando recicláveis e existem muitas fontes de energia renovável, incluindo carregar sua scooter elétrica com energia solar de sua casa.
Emissão de ruído baixa
Enquanto a maioria dos motociclistas adora o barulho de um cano de escapamento, há quem não goste e muitos membros da comunidade simplesmente acham a emissão de barulho dos veículos anti-social e irritante, sem contar a poluição sonora no trânsito.
A maioria das motocicletas elétricas são silenciosas. Tão quietas que alguns dizem que são um pouco perigosos porque as pessoas não podem ouvi-los chegando.
No entanto, fabricantes como a Harley-Davidson estão fazendo algo sobre o som adicionando ruído artificialmente. No caso do conceito Harley-Davidson LiveWire, é como um som de turbina derivado do encontro das engrenagens, mas sem causar o ruído incômodo.
Veículo mais leve
O desenvolvimento de motocicletas elétricas está levando engenheiros e cientistas a experimentar novos materiais leves e designs aerodinâmicos. Essas novas tecnologias também fluirão para motocicletas convencionais.
Além disso, andar na cidade aumenta o alcance de uma motocicleta elétrica porque recarrega a bateria por meio da frenagem regenerativa.
Economizando dinheiro
Embora uma das principais desvantagens de uma scooter elétrica seja o alto preço de compra, com o tempo você economiza muito dinheiro, dependendo da fonte de eletricidade e dos custos.
Baixa manutenção
As bicicletas elétricas não têm filtros de ar, óleo, velas de ignição, correias dentadas e algumas nem sequer têm embraiagem ou caixa de velocidades.
Portanto, há muito pouco para verificar, substituir ou manter, exceto pneus, pastilhas de freio e fluido hidráulico de freio. E até as pastilhas de freio duram mais porque o motor elétrico pode fazer muita frenagem.
Além de economizar seu tempo, também economiza dinheiro em consumíveis e reparos e manutenção.
Fácil de pilotar
Sem a necessidade de aprender a mudar de marcha, o que assusta muitos aspirantes a pilotos, as scooters elétricas são tão fáceis de pilotar, o que significa que não são necessárias habilidades além da capacidade de andar de bicicleta: vire o guidão para ir, aperte isto e pressione aquilo para parar. O treinamento e habilitação será sempre importante para pilotar um veículo, mas o primeiro obstáculo já é superado com as scooters elétricas.
Recarga da scooter elétrica
Você pode obter uma carga de recarga rápida para chegar onde precisa estar na maior parte do tempo em meia hora, mas uma carga completa levará de duas a dez horas, dependendo de seu modelo de scooter elétrica.
A taxa de carga contínua vem sendo um problema para as baterias de íon de lítio atuais. Juntamente com maior capacidade de armazenamento e, portanto, maior alcance, a nova tecnologia de bateria também oferecerá tempos de recarga muito mais rápidos.
Baixos Custos de Funcionamento
Embora seja verdade que o investimento inicial de uma motocicleta elétrica seja considerável, os custos de operação são muito menores. Claro que isso dependerá, até certo ponto, da fonte de eletricidade que você usa.
Em primeiro lugar, você economiza o dinheiro que normalmente gastaria em combustível. Sem mencionar que muitos governos oferecem programas de incentivo exclusivos sobre o preço de compra, impostos e taxas adicionais.
Seguindo em frente, os custos de manutenção também são muito menores. Você não terá que se preocupar em trocar o óleo, os filtros de ar, as velas de ignição, as correias dentadas, etc. De fato, algumas motocicletas elétricas nem têm caixa de câmbio.
Dito isto, a manutenção é significativamente facilitada. Além de pastilhas de freio, pneus e fluido hidráulico de freio, você ficará livre de preocupações. É provável que até as pastilhas de freio durem muito mais – isso porque os motores elétricos fazem muita frenagem.
Por que comprar scooter elétrica?
Como você acompanhou aqui nesta página, há diversas vantagens para investir na aquisição de uma scooter elétrica, mas, obviamente, vai depender de acordo com as suas necessidades.
As motocicletas elétricas têm sido indicadas como a melhor opção devido a economia que proporciona para o piloto, além de seu baixo impacto ao meio ambiente.