Ter pedaços de metal presos na boca pode parecer uma ideia assustadora para crianças e até mesmo para alguns adultos. Porém, esses “pedaços” são apenas braquetes, e não apresentam riscos, já que são elementos importantes para um tratamento ortodôntico.
Na verdade, a primeira versão do aparelho ortodôntico reconhecido pelos dentistas surgiu em 1728 e desde então, ele e todos os seus upgrades, vem provando sua eficiência em corrigir problemas na arcada dentária e deixar os dentes perfeitos.
A satisfação de terminar um tratamento na área da ortodontia, ramo da odontologia que previne e trata o posicionamento irregular dos dentes, é de uma alegria que faz valer a pena todos os cuidados necessários durante o uso do aparelho.
Entretanto, não se preocupe, neste artigo listamos todos esses cuidados e te ajudamos a manter a saúde dos dentes em dia.
Entenda a necessidade do aparelho
Qual a melhor idade para colocar aparelho? Posso começar o tratamento depois da infância? Meus dentes aparentam ser retos, eu preciso mesmo de aparelho? Só há uma maneira de obter essas respostas: consultando um especialista em aparelho dentário.
Esse profissional, também chamado de ortodontista, entende que as razões para iniciar o tratamento podem ter diferentes causas, sejam elas funcionais ou estéticas.
A maneira como você respira, come e como posiciona a língua está diretamente ligada a arcada dentária, assim, o uso do aparelho pode ter o papel de profilaxia e evitar futuras complicações odontológicas.
Vale ressaltar que o dentista também indicará qual é o tipo de aparelho mais eficiente para cada caso, confira alguns dos principais moldes.
Principais tipos de aparelho dental
- Aparelho fixo metálico;
- Aparelho fixo transparente;
- Aparelho lingual;
- Aparelho autoligado;
- Aparelho móvel;
- Aparelho extrabucal.
Existem outros modelos de aparelhos para os dentes e cada um é indicado por motivos e necessidades distintas que devem ser avaliadas por um profissional da área.
O aparelho lingual se destaca entre as opções, é ideal para quem deseja tratar os dentes de maneira mais discreta, sendo um aparelho dentário invisível, já que fica localizado na parte de trás dos dentes.
SOS: Como realizar a limpeza do seu aparelho corretamente
Agora que você já conhece os tipos de aparelhos bucais sabe que cada um deles tem características diferentes, mas, o que todos têm em comum é a necessidade de manter a limpeza constante.
A limpeza é um cuidado primordial para saúde de qualquer boca, mesmo que seja um aparelho ortodôntico transparente ou na ausência de algum.
Não basta só escovar os dentes, o uso de fio dental e enxaguante bucal são hábitos necessários para o sucesso do tratamento.
Manter a gengiva saudável e os dentes fortes permitem que o aparelho funcione melhor, além de que, a falta de higiene bucal pode levar a infecções e doenças no corpo todo, um grave risco à saúde.
Lembre-se de sempre levar um kit dental ao sair de casa, assim você não corre o risco de ficar o dia todo sem a higienização bucal. A placa bacteriana se acumula mais rapidamente em dentes que possuem braquetes, nunca se esqueça disso!
O acompanhamento ortodôntico é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento, mas se esforçar para deixar os dentes limpinhos e brancos como uma restauração de porcelana, também define o sucesso do procedimento.
Alimentação: Aliada ou inimiga?
A alimentação também entra como fator decisivo na higidez da língua, gengiva e dentes. Alguns alimentos garantem força e auxiliam a calcificação da arcada dentária enquanto outros facilitam o acúmulo de restos alimentares no aparelho.
Cálcio, vitaminas C e D, fósforo e ácido lático são benéficos para saúde bucal e podem até aumentar a produção de saliva.
O processo de salivação natural da boca será um grande aliado no processo de limpeza e combinado ao consumo de alimentos apropriados, como espinafre, pepino, brócolis ou cenoura, aumenta o pH da boca e ajuda na remoção de bactérias.
Por outro lado, quanto maior for o consumo de doces e comidas duras maiores são as chances de quebrar ou danificar o aparelho dental.
Mascar um chiclete pode acabar fraturando alguma parte do aparelho e resultar em uma busca pelo “aparelho lingual preço” na internet com o objetivo de solucionar esse problema. Caso isso aconteça, procure seu dentista ortodôntico o mais rápido possível.
Não se esqueça que, os açúcares são os maiores causadores de cáries, uma balinha aqui e um chocolate ali podem causar a doença mais frequente na boca das crianças.
Além das cáries, que ocorrem quando as bactérias sintetizam ácidos que corroem os dentes formando buraquinhos, a gengivite e a retração dental também são consequências de uma boca mal higienizada.
Os melhores hábitos são aqueles que combinam a limpeza diária com uma boa dieta de fibras e vitaminas, esses atos combinados á idas frequentes ao dentista, tornam você um expert em saúde e cuidados com a boca, principalmente com o famoso aparelho.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.