Caixinha de transporte, medicação e comida são itens indispensáveis para seu pet durante as viagens
Para levar seu amigo de quatro patas em uma viagem com a família, não basta apenas arrumar as malas e seguir rumo ao destino pretendido. Antes disso, é preciso se atentar à lista de cuidados necessários que devem ser tomados para tornar esse passeio confortável e prazeroso para o pet.
Essas tarefas incluem ações como atualizar a vacinação do animal, aplicar o remédio contra pulgas e carrapatos, ajustar a documentação obrigatória, entre outras atividades. Com elas, a viagem com seu animal de estimação será bem mais tranquila, sem transtornos inesperados.
Para ajudar nessa preparação, separamos os principais cuidados que devem ser tomados na hora de planejar uma viagem com os pets. Assim, seu animalzinho nunca mais vai ficar de fora das aventuras! Continue a leitura para conferir as dicas que trouxemos para você.
1. Converse com o veterinário do animal
Cada pet possui características específicas, podendo se comportar de forma diferente nas viagens. Por isso, é interessante realizar uma consulta veterinária antes do passeio para avaliar se o animal realmente está apto para essa situação.
Além disso, essa conversa com o especialista também é importante para descobrir a medicação e as demais recomendações relevantes para garantir o bem-estar do bichinho durante o passeio.
2. Verifique se a vacinação do pet está atualizada
Outro detalhe que você não pode esquecer de observar antes da viagem com o pet é verificar se o cartão de vacina do animalzinho está em dia, com todas as doses atualizadas.
Essa exigência pode, inclusive, ser cobrada pelas empresas de transporte e de hospedagem durante o roteiro, por isso não deixe de ficar atento à vacinação obrigatória do pet. Ela servirá como atestado de saúde de que o animal está preparado para o passeio.
3. Pense no conforto
Independente se a viagem será de carro ou avião, a caixa de transporte é a melhor alternativa para que seu animalzinho de estimação esteja protegido ao longo do deslocamento.
Para escolher um modelo adequado, é importante levar em consideração alguns aspectos, como o tamanho do produto e o peso do pet. Desse modo, você garantirá que a viagem seja confortável e segura para o animal.
4. Lembre dos remédios para evitar parasitas
Quem tem um bichinho de estimação em casa sabe o quanto os parasitas, como pulgas e carrapatos, podem atrapalhar a qualidade de vida dos pets. Durante a viagem, essa situação não é diferente!
Então, antes do passeio, já converse com o médico-veterinário e estude a melhor opção de remédio a longo prazo para evitar que esses invasores prejudiquem a saúde do seu amigo de quatro patas na viagem. Um banho profissional também pode ser interessante para auxiliar nessa prevenção.
5. Pesquise a documentação obrigatória
Os tutores ainda devem ficar atentos em relação aos documentos exigidos por órgãos competentes e demais empresas no percurso da viagem. Sem a apresentação dessa documentação atualizada, seu animal pode ter a entrada impedida nos meios de transporte, hotéis e demais locações.
Entre os tipos de comprovantes que costumam ser cobrados para viagens com animais de estimação destaca-se a exigência do cartão de vacinação e de um atestado emitido por um veterinário. Ambos certificam as condições de saúde do pet e são exigidos por questões sanitárias.
6. Leve os acessórios essenciais do pet
Durante o passeio, alguns objetos podem ser necessários para a rotina do pet. Por essa razão, leve também uma mala de viagem com todos os itens fundamentais para as atividades do dia a dia do animal.
Nessa lista, vale a pena incluir elementos como remédios, rações, mantas e até brinquedinhos. Dessa forma, será mais fácil lidar com situações inesperadas e o seu pet se sentirá sempre em casa, independente de onde vocês estiverem.
7. Planeje a alimentação do animal
Os pets também estão propensos a enjoos e mal-estar por causa da movimentação no trajeto da viagem. Para evitar essas situações, o mais indicado é alimentar o animal cerca de três horas antes da partida.
Ao longo do passeio, prefira oferecer ao bichinho os mesmos alimentos que ele já consome no dia a dia em casa. Lembre ainda de estabelecer uma rotina de hidratação para o pet, mantendo em alta a ingestão de líquidos.
8. Aposte nas coleiras e tags de identificação
Por uma falta de atenção, o animalzinho pode fugir e acabar se perdendo durante a viagem, e encontrá-lo em um lugar desconhecido e longe de casa será um grande desafio para os tutores.
Para se prevenir contra esses imprevistos, deixe sempre seu amigo de quatro patas com uma coleira ou tag de identificação. Esses acessórios precisam ser grafados especialmente com informações como o nome do tutor e um telefone de contato. Assim, se alguma eventualidade ocorrer com o pet, será mais fácil reencontrá-lo.