Saiba quais são os 6 recursos tecnológicos que mantêm o carro seguro, bem como, a importância de cada um deles, além de conferir itens da lista que são inovações tecnológicas que revolucionaram a indústria automobilística.
Enquanto a maioria dos carros feitos depois de 1996 tinha computadores de bordo e ECU (Engine Control Unit – computador que recebe dados por sensores), foi no início de 2010 que começamos a ver carros que usavam computadores para propósitos além do gerenciamento do motor.
E à medida que os computadores se tornaram mais avançados, eles passaram do gerenciamento do motor para a segurança do veículo para um carro seguro. Então, vamos ver esses sete recursos modernos de segurança para carros e como eles protegem a nós e nossos veículos.
Recursos tecnológicos que mantêm o carro seguro
Sabemos que contratar o serviço de busca proteção veicular é uma das maneiras de se sentir mais seguro na direção, pois teremos cobertura se algum dano ao veículo ou acidente acontecer, e quando os recursos tecnológicos de um veículo são eficientes e modernos, dificilmente, vamos precisar acionar o seguro auto.
Confiram a seguir quais os recursos tecnológicos que mantêm o carro seguro:
1. Imobilizadores
Quase todos os carros novos dos últimos 20 anos estão equipados com um imobilizador. Essa tecnologia usa comunicação sem fio criptografada entre suas chaves e o carro seguro para autenticação.
Você provavelmente está familiarizado com a fiação quente se assistiu a um filme de roubo de carro dos anos 80 e 90. Os criminosos roubam veículos puxando um monte de fios de baixo do painel e encurtando dois fios específicos para iniciá-lo. Alternativamente, eles usam uma chave genérica ou uma chave de fenda para forçar o interruptor de ignição e ligar o carro.
As chaves foram equipadas com imobilizadores para reduzir esse tipo de roubo. Essa tecnologia usa pequenos chips embutidos dentro das chaves do carro que transmitem uma mensagem codificada. Quando o carro seguro receber a mensagem codificada correta, ele ligará o motor. Mas se não receber o código, o carro seguro permanecerá desligado.
2. Sistemas de Rastreamento de Veículos
Desde que os militares disponibilizaram a tecnologia GPS para uso comercial e civil, os motoristas começaram a usá-la para navegação. O Eunos Cosmos da Mazda foi o primeiro carro a apresentar isso, embora só estivesse disponível no Japão.
Essa tecnologia permitiu que o carro seguro conhecesse sua localização globalmente e, com o desenvolvimento da comunicação celular, permitiu que os operadores de frota coletassem dados de localização do veículo em tempo real.
Quando foi lançado pela primeira vez no início dos anos 90, o serviço era caro, não confiável e exigia enormes módulos eletrônicos. Mas com o desenvolvimento da tecnologia, o GPS tornou-se mais barato, mais preciso e portátil. À medida que os smartphones ganharam a capacidade de identificar sua localização, nossos carros também.
Muitos veículos de última geração com integração de aplicativos permitem que você rastreie sua localização. No entanto, se você tiver apenas um carro seguro econômico, provavelmente não terá esse recurso. Mas pode comprar rastreadores GPS de terceiros para proteger seu carro se desejar.
3. Serviços de segurança no veículo
Desde que a porta OBD-II se tornou obrigatória nos veículos, nossos carros começaram a monitorar vários sistemas de motor e de bordo. À medida que rastreia dados de todas as fontes, a ECU pode criar uma imagem do que está acontecendo com seu carro seguro.
É assim que os serviços de segurança veicular operam. Quando seus sensores são acionados por eventos, como a ativação do airbag ou uma redução repentina na pressão do óleo do motor, seu carro entrará em contato automaticamente com o provedor de serviços para que possa corrigir o problema.
4. Dash Cam
Quando a GoPro lançou a primeira câmera de ação HERO, ela revolucionou os dispositivos de gravação pequenos, portáteis e de alta qualidade. Isso os torna adequados para a colocação do painel ou do para-brisa, onde sua pequena pegada não interfere na operação do veículo.
À medida que as câmeras de painel se tornaram mais baratas e mais amplamente disponíveis, mais motoristas as compraram e instalaram para proteção. Esses dispositivos capturam sua direção, tornando-o útil para registrar acidentes e outros incidentes na estrada.
As Dash Cams fornecem documentação, tornando-a crucial, especialmente para reclamações de seguros de proteção veicular. A evidência em vídeo pode ajudar a determinar quem é o culpado em caso de acidente. Eles são uma grande ajuda em quase todas as situações, e você pode conferir nossas dicas de compra de câmeras de painel se estiver no mercado para uma nova.
5. Modo Sentinela
A maioria dos novos modelos da Tesla tem câmeras apontadas nas quatro direções para uso em direção autônoma. No entanto, essas câmeras também são usadas para o Modo Sentinela. Desde 2019, todos os Tesla Model 3 têm esse recurso. O Modo Sentinela usa os vários sensores do carro seguro para detectar movimento em seu entorno imediato.
O Modo Sentinela da Tesla passa do modo de espera para alerta se detectar uma ameaça menor. O carro começará a gravar vídeo e exibirá um aviso de que suas câmeras estão gravando. Se detectar uma ameaça significativa, como uma janela quebrada ou tentativa de arrombamento, o carro ativará o modo de alarme.
Embora essa tecnologia seja atualmente exclusiva da Tesla, você pode esperar que outras empresas sigam o exemplo com tecnologia semelhante para ajudar a manter carros e clientes protegidos.
6. PIN para iniciar
Quando os fabricantes descobriram que os imobilizadores causavam um declínio nos incidentes de roubo de carros, eles começaram a incorporar mais tecnologias sem fio em chaveiros. Ao enviar apenas um código criptografado, as chaves remotas do carro de hoje podem desbloquear automaticamente um veículo e até mesmo iniciá-lo.
No entanto, esse recurso de conveniência veio com um problema: roubo de carro sem chave. Nesse crime, os ladrões de carros replicam o sinal fraco vindo do controle remoto e enganam o carro fazendo-o pensar que tem a chave por perto. Isso faz com que a porta destranque, tornando muito mais fácil invadir carros e roubá-los.
É por isso que a Tesla agora oferece o recurso PIN para iniciar. Além de exigir o chaveiro nas proximidades, alguns modelos da Tesla agora só serão iniciados se você inserir seu PIN de quatro dígitos. Isso reduziria as chances de roubo de carro enquanto você estiver fora. Como eles não poderão ligar o carro, eles só podem pegar o conteúdo, não o carro em si.
Todos esses avanços ajudam os motoristas a proteger seus veículos. Tudo começou com o imobilizador simples há mais de 25 anos. Hoje, temos carros que se aproximam de seus proprietários, exigem um código PIN para ligar o carro e até mesmo alguém liga automaticamente para você em caso de acidente.
No entanto, à medida que usamos tecnologias para proteger nossos carros, ainda haveria criminosos abrindo caminho pelas rachaduras para explorar uma fraqueza na tecnologia integrada de seus carros. É por isso que você deve estar familiarizado com suas táticas e o que pode fazer para evitá-las, além de contratar um carro seguro auto vantajoso.